Meia dúzia de erros para evitar

Essa lista vai ajudá-lo a não cometer alguns dos erros mais frequentes, entre os apreciadores de vinho. Siga à risca!

O que não fazer?

 Deixar sua adega vazia. Mantenha ao menos alguns vinhos, sempre em casa. Pode chegar alguém. Você pode precisar de um presente, de última hora. Ou, pode aparecer um bom motivo para uma comemoração! Sair atrás de um vinho, em cima da hora, é sempre pior.

 Deixar um vinho envelhecer mais do que o ideal. Sabe aquele vinho especial, que você ganhou ou comprou, e sabe que vai ficar, cada vez, melhor? Pois é, a pior coisa que pode acontecer é você deixar para abri-lo quando ele já não estiver mais no seu apogeu. Cuidado com a espera pela “ocasião especial”. Na dúvida, abra.

 Errar a mão, na temperatura. Existe, sim, uma questão de gosto pessoal, mas quando excessivamente frio, o vinho tende a esconder seus aromas e sabores, destacando seus taninos mais do que deve. E é certamente pior ainda quando servido mais quente que o ideal, pois quando quente demais, o vinho libera um aroma agressivo de álcool que se sobrepõe às outras sensações aromáticas. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

 Prender-se a somente um tipo de vinho. A diversidade de uvas, de origens e de estilos, no mundo do vinho, é incrivelmente grande. E um dos maiores prazeres que o vinho pode proporcionar, a quem se aventura, é o de novas experiências, novas degustações, novas harmonizações.

 Filosofar demais, e degustar de menos. É maravilhoso conhecer cada dia mais sobre vinhos, mas cuidado para não perder o foco. Vinho tem que ser diversão, acima de tudo. É importante gostar do que se bebe, sempre em boa companhia e com boa conversa.

 Levar listas, como essa, a sério demais. Basta uma olhada para o lado, e o mundo está cheio de listas do que fazer e do que não fazer. No universo dos vinhos, não é diferente. Nem aqui é diferente. Mas lembre-se, sempre, de que o seu gosto pessoal está sempre acima de qualquer lista. Desta, inclusive.

Mas, se mesmo assim, você ainda quiser mais listas, a gente tem uma lista de outras listas:

Clique aqui, para 3 dicas de como melhorar o seu vinho.

Ou aqui, para 10 dicas de armazenagem.

Ou aqui, para ler 10 ou 11 razões para beber Champagne.

Ou aqui, para perguntas e respostas frequentes.

Ou aqui, para perguntas e respostas, não tão frequentes assim...

Divirta-se! E saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.